segunda-feira, 31 de maio de 2010

Cooperativa de islamica Abate e inspecao halal


Esta surgindo a CIAH cooperativa certificadora halal em sua maioria formados por africanos mais que em seus quadro compoe pessoas das mais diversas regioes do mundo.

domingo, 23 de maio de 2010

Abate Halal de Avestruz




A empresa brasileira Peck's Food, que atua na comercialização e exportação de alimentos, quer vender carne de avestruz halal para o mercado árabe. A carne halal é preparada de acordo com as regras muçulmanas. "Vemos os países árabes como um mercado estratégico e sofisticado para esse produto", afirmou o proprietário da empresa, Antônio Moita Filho, que trabalha em parceria com o frigorífico Struthio Gold, de Goiás.
A Peck's Food, que está há 15 anos no mercado, começou a comercializar carne e couro de avestruz há oito meses. Para divulgar o produto no mercado árabe, a empresa participou da The Hotel Show, feira de produtos e serviços para o setor hoteleiro, realizada no mês passado em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. "Fizemos muitos contatos na feira. A idéia agora é abrir um escritório em Dubai para distribuir a carne brasileira", disse Moita.
Segundo ele, a empresa deverá ter apoio da Agência de Promoção das Exportações e Investimentos do Brasil (Apex), que está abrindo um centro de distribuição em Dubai. "Com o centro de distribuição, os incentivos fiscais que Dubai oferece e a boa estrutura da região facilitariam nossas vendas", disse Moita, que pretende voltar em setembro para o emirado.
De acordo com o empresário, trabalhar com esse ramo de carne está sendo um desafio, mas ele acredita que exportar para o mercado árabe vai ser um bom negócio. "É carne vermelha, é um alimento saudável e os árabes gostam muito de carne. Acho que tem tudo para dar certo", afirmou. Moita também pretende participar da Gulf Food, feira do setor de alimentos que ocorre no começo do ano em Dubai.
A Peck's Food nunca exportou diretamente para o mercado árabe, mas já vendou carne bovina e de frango, por intermédio de tradings européias, para o Kuwait, Bahrein, Arábia Saudita e Iêmen. Além de carnes, a empresa também trabalha com sucos de frutas em caixinhas de sabores típicos brasileiros, como pitanga, acerola e cupuaçu. "A carne de avestruz é um chamariz para gente entrar no mercado árabe, mas também queremos levar os sucos de frutas. Sabemos que os árabes são grandes consumidores de frutas", disse Moita.




A Peck's Food, que tem sede em Fernandópolis, interior de São Paulo, e tem parcerias com frigoríficos, fabricantes de sucos, universidades e engenheiros de alimentos. Por enquanto, a empresa exporta couro de avestruz somente para o mercado europeu. De fevereiro a maio deste ano, a Peck's Food exportou 10 mil peles de avestruz, o que representou cerca de US$ 1 milhão. Já em relação a carne bovina, a empresa exporta entre 250 toneladas a 500 toneladas por mês.

Bovino;; Frango;; Caprino;; Pato e Marreco;; Avestruz

sábado, 8 de maio de 2010

Abate Halal


Halal é uma palavra árabe que significa legal, permitido. Todos os alimentos são considerados halal, exceto:- carne de porco e seus derivados;- animais abatidos de forma imprópria ou mortos antes do abate;- animais abatidos em nome de outros que não sejam Alá;- sangue e produtos feitos com sangue;- álcool e produtos que causem embriaguez ou intoxicação; e- produtos contaminados com algum dos produtos acima.
Animais como os bovinos, caprinos, ovinos, frangos podem ser considerados Halal, desde que sejam abatidos segundo os Rituais Islâmicos (Zabihah).
A técnica de abate Halal deve seguir os seguintes passos:1- O animal deve ser abatido por um muçulmano que tenha atingido a puberdade. Ele deve pronunciar o nome de Alá ou recitar uma oração que contenha o nome de Alá durante o abate, com a face do animal voltada para Meca.2- O animal não deve estar com sede no momento do abate.3- A faca deve estar bem afiada e ela não deve ser afiada na frente do animal. O corte deve ser no pescoço em um movimento de meia-lua.4- Deve-se cortar os três principais vasos (jugular, traquéia e esôfago) do pescoço. 5- A morte deve ser rápida para evitar sofrimentos para o animal.6- O sangue deve ser totalmente retirado da carcaça.
Fonte: The Islamic Food and Nutririon Council of América e The Muslim Food Board.

TÉCNICAS DE ABATE DE COELHO
( na foto sangria de colelhos sem atordoador eletrico)
Estado geral do animal para o abate
Os animais prontos para o abate devem apresentar peso comercial de 1,8 a 2,3kg de peso vivo e precisam estar em condições plenas de saúde, não devem estar em processo de muda, pois os pêlos têm comprimentos desiguais e se soltam no processo de curtimento.

Jejum
O jejum alimentar recomendado é de 12 a 24 h antes do abate, nesse período eles devem receber apenas água, sempre de boa qualidade. Esse procedimento visa diminuir os ricos de rompimento dos intestinos, preservando a higiene da carcaça. O jejum também diminui os nutrientes em circulação, permitindo melhor conservação da carne, além de economizar ração, pois a consumida nesse período não é absorvida pelo organismo.

Contenção do animal para abate
Ao ser conduzido para o abate, o coelho deve ser segurado por uma das patas traseiras ou pelas orelhas, não se recomendando segura-lo pela pele do dorso, para não causar hematomas que depreciem a carcaça. O coelho deve ser pendurado apenas por uma das patas traseiras, com a cabeça para baixo, promovendo, assim, a distensão da musculatura lombar, o que favorece a maciez da carne. Se o coelho for preso pelas duas patas, ele vai debater-se e liberar mais adrenalina e maior taxa de transformação de glicogênio em ácido lático, que afetam a conservação e o sabor da carne. Atando-se apenas uma das patas traseiras na hora do abate reduz-se o estresse ao máximo e se obtém uma carcaça de maior qualidade.

Esfola
A esfola ou retirada da pele consiste numa operação simples mas delicada, pois a pele dos animais jovens se separa do corpo do animal com certa facilidade, sendo um pouco mais difícil em animais mais velhos. Com o coelho pendurado pelas pernas, de cabeça para baixo, corta-se a sua cabeça, permitindo uma boa sangria, melhorando o aspecto e a qualidade da carne. depois do abate halal, Com uma faca bem afiada, faz-se um corte circular em cada uma das pernas traseiras, na altura da articulação do calcanhar, cortando somente a pele. A partir desses cortes faz-se um novo corte em V seguindo a parte interna das coxas, circundando o ânus e os órgãos genitais. A pele pode ser deslocada com as mãos, sendo puxada de cima para baixo, saindo inteira, pela cabeça. Nas patas dianteiras também é feito um corte circular somente na pele para removê-la totalmente.
Logo após a esfola, as peles devem ser imersas em água limpa, para evitar a aderência de sangue nos pêlos, o que deprecia a carcaça, principalmente as de cor branca.

Evisceração
Para limpar o coelho, deve-se fazer uma incisão na região inguinal, com a abertura da cavidade pélvica. A seguir faz-se uma incisão do ânus até a cavidade torácica, seguindo a linha branca do abdômen, extraindo suas vísceras com o máximo de cuidado para não contaminar a carcaça com urina e bílis.
As vísceras são retiradas em ordem: bexiga, intestinos, órgãos reprodutores e vesícula biliar. Os rins e o fígado podem acompanhar a carcaça para assegurar a qualidade sanitária da mesma, já que as enfermidades mais comuns manifestam sintomas nesses órgãos.

Errata


eramos na foto da converção, a correta e esta na mussallaah na sadia

sexta-feira, 7 de maio de 2010

sangradores na dawah


Assalamu waleiukum.


irmaos da cidade de Francisco Beltrao mandarao a historias de conversao de muitos irmaos no abate Halal, naquela cidade de ultima parabenizamos o pessoal envolvido na dawah pelo ultimo irmao convertido , Joanason funcionario da sadia ha 8 anos que a 3 vinha estudando o islam. que Allaah abençoes vc's mais e boas vindas ao novo irmao.


salam