quinta-feira, 7 de julho de 2011

Muçulmano dirigente do clube madrilenho.

Locations of visitors to this page
TREINADOR DE ATLETICO MUÇULMANO SUSPENSO



O CONSELHO de Disciplina da Liga Moçambicana de Futebol decidiu suspender o técnico do Atlético Muçulmano, Arnaldo Salvado, por três meses, na sequência das declarações proferidas por este contra a Direcção do Clube Ferroviário de Maputo, no final do jogo frente à Liga Muçulmana a contar para o Moçambola.
 Liga Muçulmana aposta na profissionalização
A contratação dos brasileiros Paulo Camargo, para o comando técnico da Liga Muçulmana, e Fernando Ribeiro dos Santos (Nando), um jogador da intermediária, figuram como aquisições de grande vulto conseguidas fora de portas pelas equipas que vão disputar o Moçambola, esta época.
Paulo Camargo, preparador físico durante 16 anos e quatro como treinador de campo, é uma aposta que a Liga Muçulmana acha ideal para os objectivos que persegue, sobretudo a profissionalização do time, o que passa por preencher todos os requisitos materiais e técnicos indispensáveis para um conjunto que pretende atingir esse estatuto.
O primeiro passo dado foi, acima de tudo, conseguir contratar um técnico-professor, que já deu sinais de estar suficientemente abalizado em metodologia de treinamento, do ponto de vista teórico e prático. Umas das premissas defendidas pelo brasileiro, talvez a principal lacuna observada no plantel e que é quase comum em todas as nossas formações, é a capacitação física, um trabalho praticamente inexistente ao nível da base.
Aliás, segundo apurámos de Momed Makdá, director executivo da Liga Muçulmana, este foi um dos desafios assumidos pelo clube, na base das recomendações dadas pela equipa técnica, antes liderada por Miguel dos Santos e agora reforçada pelo brasileiro.
Vim para ajudar
Ontem de manhã, testemunhámos, no terreno, a nova filosofia de trabalho da Liga, no decurso do seu trabalho de ginásio, nas instalações do Ministério da Juventude e Desportos. Camargo tomou conta da equipa desde segunda-feira, e o balanço que faz é que, nos jogadores moçambicanos, existe boa matéria prima, mas que precisa de ser lapidada, em virtude das lacunas que vem herdando desde a formação.
O novo “mister” quer uma Liga que jogue um futebol mais técnico, que jogue para agradar aqueles que pagam para ver o bom futebol. “Vim para ajudar a melhorar os aspectos técnico-tácticos, com o objectivo de formar uma equipa que pratique um futebol agradável de se ver e, acima de tudo, com capacidade de ganhar. Vejo que há muita matéria-prima, mas que precisa de ser lapidada”, sublinhou.
Segundo ele, é prematuro fazer uma avaliação mais profunda do plantel, uma vez que só em duas ocasiões efectuou trabalho de campo. No entanto, não colocou de lado a possibilidade de contratação de mais jogadores. Aliás, para além da já consumada contratação do seu compatriota Nando, que joga a trinco, estão na mira mais duas aquisições, ambas brasileiras: os médios Rafael Costa Santos e Tiago de Oliveira, que estão sendo submetido a testes há sensivelmente uma semana. Na luta pela integração está também o português Flávio Purificação (ala esquerdo).
“Estamos ainda a avaliar o plantel, para ver a possibilidade de novas contratações. Mas é um plantel que se assemelha a outras equipas que já vi internamente. Claro que precisamos ainda de preencher algumas posições”, disse Camargo, ajuntando que as projecções que está a fazer incidem na luta pela conquista do título.
Porém, a direcção do clube prefere não alinhar nos argumentos do técnico, sublinhando que a Liga Muçulmana quer, acima de tudo, melhorar o sétimo lugar conseguido no Moçambola-2007. “Estamos a tentar fazer uma grande base para praticar um bom futebol a partir dos próximos dois anos. Quero uma Liga que jogue à brasileira”, rematou.

Perfil do técnico

Paulo Camargo tem 41 anos de idade, 20 dos quais como técnico e divididos entre 16 na qualidade de preparador físico e quatro como treinador. O ponto mais alto da sua carreira foi quando se tornou adjunto do técnico do São Paulo, tendo desse modo acompanhado parte da carreira de jogadores como Kaká e João Baptista. Passou ainda pelo Sport Clube de Recife, Náutico e Cascavel.
Segundo contou, o “namoro” com a Liga Muçulmana começou quando conheceu o empresário Shafi Sidat, no Brasil, quando este fazia contactos com clubes locais para a observação de jogadores. Foi nessa ocasião que Shafi apresentou-lhe a possibilidade de poder fazer um grande trabalho em Moçambique, sobretudo pelo facto de comungar a mesma língua.

Sinto-me em casa

Fernando Ribeiro dos Santos, ou simplesmente Nando, o trinco recém-contratado pela Liga Muçulmana, respirava um ar de confiança em relação à integração no futebol moçambicano, particularmente no seu novo clube. O jovem jogador, de 20 anos de idade, jogou no seu país em clubes da II Divisão, e manifesta-se entusiasmado por estar a viver um novo ambiente, que classificou de “gostoso”.
“Passam três semanas que estou na equipa e o espírito de grupo é muito bom. Tudo está a correr muito bem e sinto-me como se estivesse na minha própria casa”, vincou.
Nando está no profissionalismo há três anos. Esteve, em 2008, no Viranópoles, da I Divisão do Estado do Rio Grande do Sul. A seguir, teve uma pequena passagem pelo Grémio do Porto Alegre, da I Divisão brasileira. Foi formado pelo Clube Desportivo de Osasco, de São Paulo, dos infantis aos juvenis. Quando júnior, jogou pelo Atlético de Ibirama, no Estado de Santa Catarina, que foi igualmente o seu clube de estreia profissional.
O brasileiro ainda não fez um jogo oficial pela Liga Muçulmana, porque a sua carta internacional ainda não foi despachada pela Confederação Brasileira de Futebol.
O ex-jogador Zinedine Zidane, que agora é diretor de futebol do Real Madrid, declarou nesta quinta-feira (7) que o atacante Neymar pode interessar ao time merengue.
- É um jogador de talento que pode chegar a jogar no Real Madrid. Todos sabemos a capacidade e a qualidade que têm os brasileiros. Neymar pode interessar ao Real Madrid.

Até o momento, o jogador francês campeão do mundo em 1998 tinha desempenhado o cargo de conselheiro do presidente, mas declarou nesta quinta-feira que passará a ser "diretor de futebol da equipe principal" do time merengue.

O Real Madrid é o clube que mais está investindo na possibilidade de contar com Neymar. Porém, o clube tem rivais de peso, como o Barcelona e o Chelsea, da Inglaterra.

Neymar é assunto na imprensa espanhola todos os dias, muitas vezes com manchetes, e atualmente é o atleta mais cobiçado pelo mercado europeu. A conquista da Copa Libertadores, pelo Santos, aumentou o encanto com o futebol do craque.

O atacante está atualmente na seleção brasileira, para a disputa da Copa América. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário