domingo, 23 de maio de 2010

Abate Halal de Avestruz




A empresa brasileira Peck's Food, que atua na comercialização e exportação de alimentos, quer vender carne de avestruz halal para o mercado árabe. A carne halal é preparada de acordo com as regras muçulmanas. "Vemos os países árabes como um mercado estratégico e sofisticado para esse produto", afirmou o proprietário da empresa, Antônio Moita Filho, que trabalha em parceria com o frigorífico Struthio Gold, de Goiás.
A Peck's Food, que está há 15 anos no mercado, começou a comercializar carne e couro de avestruz há oito meses. Para divulgar o produto no mercado árabe, a empresa participou da The Hotel Show, feira de produtos e serviços para o setor hoteleiro, realizada no mês passado em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. "Fizemos muitos contatos na feira. A idéia agora é abrir um escritório em Dubai para distribuir a carne brasileira", disse Moita.
Segundo ele, a empresa deverá ter apoio da Agência de Promoção das Exportações e Investimentos do Brasil (Apex), que está abrindo um centro de distribuição em Dubai. "Com o centro de distribuição, os incentivos fiscais que Dubai oferece e a boa estrutura da região facilitariam nossas vendas", disse Moita, que pretende voltar em setembro para o emirado.
De acordo com o empresário, trabalhar com esse ramo de carne está sendo um desafio, mas ele acredita que exportar para o mercado árabe vai ser um bom negócio. "É carne vermelha, é um alimento saudável e os árabes gostam muito de carne. Acho que tem tudo para dar certo", afirmou. Moita também pretende participar da Gulf Food, feira do setor de alimentos que ocorre no começo do ano em Dubai.
A Peck's Food nunca exportou diretamente para o mercado árabe, mas já vendou carne bovina e de frango, por intermédio de tradings européias, para o Kuwait, Bahrein, Arábia Saudita e Iêmen. Além de carnes, a empresa também trabalha com sucos de frutas em caixinhas de sabores típicos brasileiros, como pitanga, acerola e cupuaçu. "A carne de avestruz é um chamariz para gente entrar no mercado árabe, mas também queremos levar os sucos de frutas. Sabemos que os árabes são grandes consumidores de frutas", disse Moita.




A Peck's Food, que tem sede em Fernandópolis, interior de São Paulo, e tem parcerias com frigoríficos, fabricantes de sucos, universidades e engenheiros de alimentos. Por enquanto, a empresa exporta couro de avestruz somente para o mercado europeu. De fevereiro a maio deste ano, a Peck's Food exportou 10 mil peles de avestruz, o que representou cerca de US$ 1 milhão. Já em relação a carne bovina, a empresa exporta entre 250 toneladas a 500 toneladas por mês.

Bovino;; Frango;; Caprino;; Pato e Marreco;; Avestruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário